[PSL-Brasil] Software Livre, não OpenSource

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Quarta Julho 16 19:10:49 BRT 2014

Em 15 de julho de 2014 21:15, <anahuac em anahuac.eu> escreveu:

> Vejam o bom Stallman falando mais uma vez para que serve OpenSource, aqui:
> https://www.youtube.com/watch?v=rGN8hkAV8w8
> A partir dos 5:05
> Apreciem sem moderação!
> Depois tentem se convencer de que Opensource e Software Livre são a mesma
> coisa!

Acabei de assistir o vídeo e não mudei minhas concepções:

- Movimento do Software Livre é diferente do Movimento Open Source;
- Software Livre (definição) = Open Source (definição);

Há somente uma definição de SL e dois movimentos diferentes, com visões e
metodologias diferentes.

O Stallman considera o uso de Software Livre para produzir Software
Proprietário uma injustiça. Como exemplo, o Google promove a produção de
Software Livre (Linux) e ganha dinheiro oferecendo Software Proprietário
(Google Docs, Gmail, etc) para seus usuários. Isso tem ocorrido de forma
generalizada.

Concordo que há algo de injusto. Colocando-me no ponto de vista da Google,
vejo que isso é uma forma de 'proteção' contra o sistema capitalista
selvagem. Se eles abrissem o código-fonte do Gmail ou do Google Docs, não
seriam engolidos pela concorrência?

A Red Hat respeita as licenças de Software Livre, fornecendo o código-fonte
do seu software distribuído para seus usuários, mas já foi clonado pelo
CentOS, por exemplo. Acho que isso não prejudica a empresa Red Hat, pois a
distribuição Red Hat é essencialmente Software.

O problema é que não há atualmente serviço 'gratuito' tão confiável, rápido
e fácil de usar como o Gmail, por exemplo. O Gmail ou Facebook é uma
mistura entre software, infra-estrutura de rede e serviço. Na era
'desktop', a briga era somente com o software. Na era das 'nuvens', como
criar algo que seja comparativamente eficiente?

Talvez a luz no fim do túnel para uma sociedade mais justa, a nova fase
seja a descentralização: redes sociais federadas, P2P, criptomoedas,
governo aberto, jornalismo de dados independente, recursos educacionais
abertos, universidades abertas, etc. São hackings em gestação e virão para
dar uma nova onda de liberdade e renovação para um Movimento não somente de
Software Livre, mas de Conhecimento Livre.

Abraços