[PSL-Brasil] GNUs para Reinaldo Bispo

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Domingo Junho 29 21:41:45 BRT 2014

On 6/29/14, Hudson Flavio Meneses Lacerda <hfmlacerda em yahoo.com.br> wrote:
[...]
> Fiquei decepcionado em saber que acabaram usando um filtro proprietário
> para remoção de ruído, certamente por desconhecerem os filtros livres de
> alta qualidade existentes, arrisco-me a dizer.
>
> O melhor filtro de ruídos livre que já experimentei é o _dnoise_, que
> existe desde 1989 como um utilitário do Csound, e é um programa
> excelente, com vários parâmetros que fazem toda a diferença.

vou aumentar tua decepção, pois inúmeros filtros livres foram testados
e não deram conta do recado, inclusive especificamente este que você cita.

acho importante não esconder estes fatos, que poderiam perfeitamente passar
despercebidos, como passam os filmes da Blender Foundation. Muita gente
acha que foram totalmente feitos com ferramentas livres, mas todo o processo
de som, pelo menos até o terceiro projeto, foi feito em protools, e a autoração
do DVD, terceirizada por uma empresa que somente utiliza software proprietário.

fazer este filme me ensinou muita coisa, principalmente a não fazer o que você
acabou de fazer, apontar o dedo de fora, dizendo que tinha solução,
nós é que não procuramos direito. Quando eu fui síndica do meu prédio,
tinha uma senhora
achava que tinha solução pra tudo, eu é que não estava sendo competente.
Quando ela virou síndica, só faltou me pedir perdão de joelhos.

.