[PSL-Brasil] sustentabilidade de Apps Livres: #comofaz?

Filipe Saraiva mail em filipesaraiva.info
Domingo Novembro 23 23:32:39 BRST 2014

Oi Fabs,

Pra começar eu sou da opinião que boa parte das preocupações que a amiga
pontuou também servem para softwares livres de desktop, além dos móveis.

Por outro lado vejo uma vantagem no mercado de software para
dispositivos móveis: nesse modelo de distribuição via loja de
aplicativos, o desenvolvedor pode cobrar pelo software, de forma
simples. Isso permite ao desenvolvedor ganhar algum e poder bancar o seu
trabalho.

Em termos legais um software livre que cobre para ser distribuído
poderia sim ser distribuído por outro desenvolvedor, de graça, na mesma
loja de aplicativos inclusive. Na prática acho que isso ainda não
ocorreu, e seria curioso ver como seriam as reações e o que aconteceria
a partir de algo assim.

On 23-11-2014 20:33, fabianne balvedi wrote:
> alguém aqui tem um case de app livre não-subsidiada que tenha sido
> bem sucedida no sentido de ter conseguido pelo menos pagar o tempo
> de dedicação dispendido pela sua equipe de desenvolvimento?

Eu posso citar alguns casos que são de relativo sucesso, nada estupendo.
O OsmAnd [1] é software livre de mapas que utiliza o OpenStreetMaps.
Essa versão em [1] permite download de até 10 mapas, depois se o usuário
quiser ele pode pagar uma versão que não tem restrição de downloads [2].
Segundo o Google Play, a versão com restrição tem entre 1.000.000 -
5.000.000 de instalações; a paga tem entre 100.000 - 500.000 instalações.

Um outro software, esse bem recente, é o cliente XMPP Conversations, que
é software livre [3] e que é vendido no Google Play [4]. Atualmente tem
1.000 - 5.000 instalações. Você pode inclusive baixá-lo no F-Droid, ele
está disponível lá de graça.

Agora tenho um exemplo bizarro e curioso que faz o contrário do que a
amiga imaginou que poderia acontecer. Um cara pegou o cliente do
Telegram, adicionou propaganda lá, e distribuiu com o nome ZapZap [5].
Esse inclusive deve violar a GPL porque o código disponibilizado [6],
que só foi liberado depois de muita reclamação [7], não deve condizer
com a atual versão do software.

Ou seja, o desenvolvedor *piorou* um software livre (pq o original não
tem propaganda) e diversas pessoas instalaram. Atualmente ele tem
1.000.000 - 5.000.000 instalações.

Algumas vezes a realidade consegue ser mais surpreendente que a
imaginação. =)

Abraços;

[1] https://play.google.com/store/apps/details?id=net.osmand
[2] https://play.google.com/store/apps/details?id=net.osmand.plus