[PSL-Brasil] sustentabilidade de Apps Livres: #comofaz?

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Quarta Novembro 26 20:07:15 BRST 2014

> Oi fabs e pessoal;

> Por acaso descobri uma história curiosa sobre o XChat, famoso cliente
> IRC hoje praticamente abandonado.

então, serve pra desktop para o caso de aplicações como esta, que são
pequenas, sem muita complexidade. As de média e alta complexidade
geralmente tem aquilo que comentei antes, a prestação de serviços,
o ensino, as personalizações e customizações para especificidades
dos clientes etc.

me foquei nas apps para mobiles porque a maioria não tem essa
ramificação de possibilidades. É baixou e usou.

desde que comecei esta thread me vieram duas idéias na cabeça
sobre isso. Uma delas é uma dúvida: sei que o desenvolvedor
pode cobrar pelo software livre. Mas ele pode também cobrar
pelo código fonte? Por exemplo, cobrar 3 reais pelo software
e 3.000 pelo código fonte. Claro que quem comprasse poderia
deixar o código disponível sem cobrança na rede, mas queria
saber se cobrar pelo código fonte um preço diferente do preço
do software compilado fere a GPL.

outra idéia que me veio foi a de criar uma licença casulo,
em que o código ficaria disponível desde a primeira distribuição,
mas a permissão para cópia e criação de trabalhos derivados
ficaria restrita até uma determinada data especificada nessa
primeiria licença. Findo esse tempo, a licença faria a
metamorfose para a GPL.

sei lá, idéias...

o Sadi parece que fez um workshop bem bacana em POA,
fiquei curiosa sobre as soluções que foram propostas por ali:

http://softwarelivre.org/portal/noticias/semana-do-software-livre-sustentabilidade-financeira-e-desafio-para-startups

.