[PSL-Brasil] OnlyOffice

Joao S. O. Bueno gwidion em mpc.com.br
Terça Abril 14 17:28:01 BRT 2015

> Esse é o tal do "crippleware" a que eu me referi.  Infelizmente esse
> tipo de atitude é comum nesses projetos que possuem versões
> "comunidade" e "enterprise" :-/.

Bom -- voltando à vaca fria -
O pessoal do LibreOffice está há mais ou menos um mês anunciando que
vai ter uma versão online
funcional até o final do ano.

Quando o fizerem, certametne a Document Foundation não tem capital para bancar
instâncias pessoais para o mundo inteiro como o Google - e ai essa
idéia de manter um
servidor volta a fazer sentido.

E enquanto estão fazendo, certamente haverá versões betas para colocar
em algum lugar para testes.

https://libreoffice-from-collabora.com/icewarp-and-collabora-are-working-on-libreoffice-online-document-editing-an-open-source-alternative-to-google-apps-office-365/

E parece que existe um hack usando um backend HTML do GTK que já
funciona à algum tempo:
https://wiki.documentfoundation.org/Using_LibreOffice_in_a_Web_Browser
<- mas esse hack nao deve ser muito pratico para edição
colaborativa/integração com "a nuvem".