[PSL-Brasil] definições

Fa fconti em gmail.com
Terça Junho 30 03:40:26 BRT 2015

Oi gente

Estava pensando nas dificuldades que temos com as definições
de software proprietário, grátis, livre, FLOSS, OSI...

E tentei colocar esse pensamentos aqui. Por favor, me desculpem,
se ainda estiver enrolado.

-

É algo recorrente que alguém não entenda um ou mais pontos sobre
as definições ao tentar estudar.

E não é difícil observar o porquê.

Como a Fabi bem apontou, temos o péssimo costume de comparar
diretamente elementos de naturezas diferentes, como movimentos e
instituições.

E, como o Anahuac disse: os significados técnicos são tão similares
que é preciso usar um microscópio para diferenciá-los. Tanto que
alguns dizem não haver diferença alguma.

E como o Paulo falou, as licenças consideradas como "open source"
pela OSI são as mesmas licenças consideradas como "software livre"
pela FSF ...
do ponto de vista das licenças, software livre e "open source"
não são primos irmãos, nem mesmo gêmeos univitelinos: são a mesma pessoa.

E há muitas licenças. E mais, elas estão sob leis diferentes em diversos
países.

Evidentemente, para algo tão fundamental, que determina o acesso ao
conhecimento, deveria existir um único conjunto de licenças,
claramente enunciado, que todos obedecessem e que fosse aplicado em
todos os países do mesmo modo.

Portanto, acho que, na prática, tudo isso só serve para confundir as
pessoas, para proteger o software proprietário,
e para tirar dinheiro dos setores de criação e o colocar em
setores de controle, que defendem monopólios,
notadamente os setores jurídicos das corporações,
localizadas no primeiro mundo.

A confusão só interessa pra eles. Mas, tenho certeza que ao
Movimento do Software Livre não interessa. Para mim é óbvio que queremos
trabalhar sem confundir ninguém.

E acho que tudo isso afeta o âmago do SL.

Para mim, esse âmago são as 4 liberdades. O fato de podermos estudar,
copiar, criar e modificar o código fonte. O que só pode ocorrer bem, sem
espera, sem autorizações, sem problemas legais, se o código for aberto,
se não tivermos que lutar contra relação de propriedade
e/ou de poder.

É o que permite a criação, a transformação, a inovação.

Assim, o acesso ao código-fonte é uma condição necessária ao
software livre.

Por isso, acho que em nossas cabeças, em nossos documentos,
deve sempre estar escrito:
"Software livre, o software que tem código aberto."

Nesse sentido, entendo muito bem por que o Anahuac faz defesas tão
acirradas do SL. Os significados legais das diferenças entre esse
movimento e essa instituição são diferentes no cerne, pois as
licenças OSI permitem fechar código, enquanto as licenças GPL não.

E isso é atirar no coração do software livre.

Assim, em qualquer situação em que queiram promover software
proprietário ou restringir a liberdade do usuário,
devemos perguntar:

Mas tal programa tem código aberto?

Evidentemente, se não tiver, não é software livre.

E quando trabalharmos com pessoas que não defendem essas
liberdades, temos que nos lembrar disso. E perguntar:
ao terminar, estarei promovendo o software livre ou só
estarei ajudando a fechar o código?

Quem não aceitou a filosofia do software livre não tem esses
problemas. Só quer fazer, deseja criar.

E o processo de criação, por si só, é maravilhoso, e impele os
desenvolvedores, pois é extremamente estimulante e desafiador.

Por isso, acho que pessoas tão diferentes,
ou seja, pessoas preocupadas ou não com a liberação do real
acesso ao conhecimento, conseguem trabalhar e produzir, juntas.

Então há quem queira criar, mas quer fechar. Isso pode ser
confundido com software livre?

-

E mais: lógico que precisamos incentivar as pessoas a aprender
e usar linguagens para criar e modificar programas.

Isso é dar condições para cada vez mais gente vir pro SL.

-

Também acho que devemos mesmo nos empenhar especialmente sobre
os códigos que nos fazem falta, e construir versões livres.

Olha aí, desenvolvedores!

Quais são esse programas que nos fazem falta? E por que são?

Lógico, toda a vez que tivermos que usar
ou preferirmos usar
um programa proprietário,
encontramos um desses programas que temos que criar em SL.

Quais são os mais importantes? Os que ajudam a criar softwares?

Há muito a fazer, né?

-

Beijins
Fa
"De absoluto só a Relatividade." - Albert Einstein

Se houver documentos de escritório incluídos neste e-mail,
eles poderão estar no formato ODF,
um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/

Cansou de vírus, pragas virtuais, travamentos e falta de desempenho?
O melhor anti vírus é usar Linux :)