[PSL-Brasil] definições

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Terça Junho 30 07:08:09 BRT 2015

oi Fa!

muito boa a discussão, tô super enrolada aqui, mas não posso
deixar de questionar o que você coloca abaixo:

> [...]

> Os significados legais das diferenças entre esse movimento e essa
> instituição são diferentes no cerne, pois as
> licenças OSI permitem fechar código, enquanto as licenças GPL não.

Fa, o que garante o não fechamento dos códigos é a cláusula de copyleft,
e não se a licença foi proposta pela OSI ou pela FSF.

a GPL, tipo de licença que tem copyleft incluído, está listada tanto
pela FSF quanto pela OSI como opção. Do mesmo modo a BSD,
que não é copyleft, e permite que seu código seja fechado:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7as_BSD_e_GPL

perceba que ambas podem ser utilizadas para licenciar softwares
que serão considerados livres por ambas as instituições, e escolher
entre elas não é tão simples quanto escolher entre ideologia e mercado.
Isso porque tem pessoas que defendem ideologicamente a liberdade,
não tem nada a ver com políticas de mercado, e ainda assim preferem
a BSD porque acham ela mais livre que a GPL.

uma coisa que fiquei bastante curiosa é saber porque a bolsa de valores
coloca as empresas que usam GPL como de risco maior. Acho esse um dado
extremamente importante para o nosso movimento, uma vez que buscamos
também a viabilidade econômica para quem trabalha com SL.

beijos e grata pelo debate!

.f4bs
.
.