[PSL-Brasil] Estratégias para o Software Livre prevalecer

Thiago Zoroastro thiago.zoroastro em bol.com.br
Quinta Março 12 12:27:12 BRT 2015

"Essa liberdade não me serve"

Quando alguém diz isso para você, é porque fizeram ele acreditar que as
pessoas precisam aprender a programar para usar "Linux" e software livre.

Que não é uma interpretação correta, a meu ver, das 4 liberdades. Nem
todos precisam exercer todas as liberdades.

Para a Universidade, que não tem Gnu/Linux nem nos computadores do
laboratório (até tinha mas o ubuntu não havia dado certo antes), tem o
hardware para gravar DVDs mas não tem o software. ENtão os estudantes
ficam SEM GRAVAR dvds, e por mais que seja proibido acessar Facebook e
redes sociais, ficam só nisso!

Por isso, é muito importância VALORIZAR a liberdade 0, de poder executar
o programa para qualquer propósito. MELHOR AINDA: difundir que com
Gnu/Linux o usuário tem LIBERDADE PARA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS no
computador, que é importantíssimo, e é isso que agregará mais usuários,
e não a liberdade do software para acessar o código-fonte e poder fazer
incrementações úteis e necessárias, além das adaptações às necessidades
dos usuários.

O que trará mais usuários não é uma distro ser do Projeto GNU ou com
práticas OSISTAS, é a distro que tiver simplicidade para instalar
programas no computador. É nisso que temos vantagem sobre os
concorrentes, e é nisso que deveríamos focar.

IMO.