[PSL-Brasil] Estratégias para o Software Livre prevalecer

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Quarta Março 18 13:09:14 BRT 2015

[...]
> Por isso, é muito importância VALORIZAR a liberdade 0, de poder executar o
> programa para qualquer propósito. MELHOR AINDA: difundir que com Gnu/Linux o
> usuário tem LIBERDADE PARA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS no computador, que é
> importantíssimo, e é isso que agregará mais usuários, e não a liberdade do
> software para acessar o código-fonte e poder fazer incrementações úteis e
> necessárias, além das adaptações às necessidades dos usuários.

ontem um aluno que quer fazer seu TCC na forma de um vídeo com
design intrucional para ensinar professores da rede púbica a instalarem
periféricos e programas nos computadores com GNU/Linux nos laboratórios
de suas escolas veio me procurar para pedir orientação. E eu infelizmente tive
que dizer a ele que esse vídeo mais causaria frustração que ajudaria, pois
a nenhum professor é permitido o acesso root, e nem ao menos existe alguém
com autorização para ter um root dentro das escolas que conheço.

existe a promessa da liberdade 0, mas dentro da escola ela nunca consegue
ser concretizada. E daí a explicar pro professor que isso não é por causa do
GNU/Linux mas sim da burocracia de quem administra a rede é muitas vezes
como tentar explicar que focinho de porco não é tomada.

.