[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Terça Março 17 21:57:06 BRT 2015

On Mar 17, 2015, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> wrote:

> não acho certo ficarem atacando a pessoa dele, mas com
> certeza ele ficou queimado com muita gente por conta do
> modo como tem agido ultimamente.

> não acredito nesse tipo de abordagem para se resolver
> um problema como este.

Sendo eu alguém que também já se queimou bastante por aí,
presumivelmente pelos mesmos motivos, e sendo eu alguém que sempre
gostou de ouvir e ler suas perspectivas, adoraria saber como você aborda
ou abordaria o desafio de tentar reduzir ou evitar a instalação de
software privativo no FLISOL.

Meu foco pessoal não é especificamente no Ubuntu ou na Canonical, que
são só "exemplares" na traição ao Movimento Software Livre, mas em todas
as distros instalados no FLISOL que necessariamente instalam software
privativo, bem como na instalação manual de software privativo além dos
instalados pelas distros poluídas.  Por software privativo, me refiro
desde microcódigo e blobs de firmware até plugins e aplicativos.  Tipo,
tudo que dá instruções sequenciadas para execução pelo hardware, mas que
não respeita pelo menos alguma das 4 liberdades essenciais para o
usuário poder preservar o controle sobre suas próprias computações.

Ajuda?

Valeu,

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer