[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Thiago Zoroastro thiago.zoroastro em bol.com.br
Quarta Março 18 00:42:55 BRT 2015

Legal, não vi seu relato.

Software livre tem MUITOS bloqueios. Um troço dessa envergadura requer
um usuário do computador que saiba domá-lo, fazer engenharia reversa e
debuggar o software com real liberdade. Provavelmente tudo 'Livre como
em Liberdade' inclui algumas dificuldades adicionais, mas eu preferi
deixar um Debian LXDE do que Lubuntu nesta situação para uma pessoa.

Entretanto, porque o Trisquel não rodou nem com netinstall. Porque eu
tentei tentei, só que o netinstall do Trisquel estava muito lento.
Desisti e coloquei o Debian também com netinstall e instalei o LXDE para
ele no pc de 256 mb RAM com placa de vídeo onboard. Lubuntu nem mesmo
rodava!

É realmente, muitas mais difículdades para colocar o  'Livre como em
Liberdade'. Só que isso conta muito, preferia ter deixado o Trisquel do
que o Debian LXDE com ícone de menu iniciar trocado (coloquei um ícone
rosa do debian porque era para ele e a filha dele), e personalizei um
pouco o Debian. Com o Trisquel, não haveria necessidade de alguns detalhes.

No dia de FLISOL, vou tentar instalar GNU GUIX num eeePC da Asus