[PSL-Brasil] Estratégias para o Software Livre prevalecer

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Quarta Março 18 15:15:30 BRT 2015

> Fabs,
>
> Nas escolas estaduais existe uma pessoa que tem a permissão com poder de
> root.
>
> Infelizmente, por questões de administração não podemos deixar acesso a
> todos que utilizam. Muitos não tem consciência para trabalhar com várias
> pessoas utilizando.

depende da escola. A que tem aqui do lado da puc não tinha, mas
faz algum tempo que não vou lá, pode ser que a situação tenha se
modificado. Mas nos dois anos que trabalhei lá nunca consegui
instalar nada nas máquinas. Nem pedindo via burocracia, pois
tinha que passar por um critério pedagógico antes que nunca
terminou de ser processado, deve estar até hoje pendente.

acredito que os critérios de controle tem de ser revistos
em todos os âmbitos da educação, e não somente nas
escolas, pois aqui na puc não é diferente.

o Prof. Jarbas Novelino cita seu professor Al Rogers
para falar como se sente em relação ao uso que considera
como sendo mais adequado aos lasbs:

"Meu inesquecível professor de Computer Education nos tempos de
mestrado, Al Rogers, já tinha percebido a questão em 1982 quando
alertava seus alunos de que era preciso "dar a chave dos laboratórios
de informática para os professores". Al usava essa expressão tanto do
ponto de vista concreto quanto simbólico. Para ele os laboratórios
deviam ser de livre acesso, sem muitas regras de uso, sem muitas
restrições. Para meu mestre na SDSU, professores não tinham que passar
por um programa de formação. Tinham que fazer propostas de uso da
maquineta em sua área de conhecimento. Das propostas nasceriam as
demandas de que truques deveriam aprender no uso das maquinetas. Al
via com muita clareza que a tecnologia deveria estar a serviço dos
professores, em vez destes últimos serem arregimentados para o
batalhão tecnológico, algumas vezes compulsoriamente."

http://caldeiraodeideias.wordpress.com/2012/08/29/a-tv-da-minha-sogra-novas-tecnologias-e-professores/

claro que deve dar mais trabalho para os administradores
do sistema fazer a gestão dessas máquinas em situações
como esta, mas o custo com certeza vale a pena.

.