[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Março 21 02:12:57 BRT 2015

On Mar 19, 2015, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> wrote:

> [...]

> não acho melhor para o movimento do software livre deixar
> um usuário continuar usando um software proprietário
> só porque parte do hardware dele é incompatível com
> os softwares livres existentes atualmente.

Então, esse é o dilema.  Instalar Software Livre na forma de aplicativos
para o sistema que ele já tem é melhor ou pior, PARA O MOVIMENTO, do que
instalar uma distro privativa de GNU/Linux?

Pensando no movimento a longo prazo, melhor ter um usuário consciente do
problema do software privativo que compreenda a problemática e saia do
evento compreendendo que sua máquina é incompatível com a solução
buscada e com vontade de dar passos adicionais, tomando para isso os
cuidados necessários quando chegar a hora de comprar seu próximo
computador, que ter mais um suposto integrante do movimento que vai no
ano seguinte querer difundir ainda mais o que aprendeu, que isso que
instalaram para ele é Software Livre, então ele vai instalar o mesmo
"Software Livre" na forma das distros que incluem e instalam software
privativo gratuitamente (em mais de um sentido), mesmo quando o usuário
pede que não, como ensinaram para ele.

É claro que no primeiro caso o usuário pode não voltar.

Mas pelo menos não vai ajudar a atrapalhar, como no segundo.

> FLISOL é pra instalar software livre, não é? Então!
> Se não instala nenhum, aí é que não cumpre com
> o seu objetivo principal.

Ninguém falou de não instalar nenhum.  Tem até distros brasileiras de
aplicativos Livres pra Windows; veja por exemplo o Cyanpack (é assim que
escreve?), do nosso companheiro Bardo.

> Como já comentei antes, também discordo que a
> postura de instalar drivers proprietários deva ser considerada
> uma promoção dos mesmos. Sim, são remédios ruins, e
> sim, tem efeitos colaterais ruins.

E sim, são que nem o mertiolate (ou era o mercúrio cromo?) do meu tempo,
que não só ardia, como também depois se comprovou que não trazia
benefício algum, e ainda fazia mal.

O que o usuário precisa saber, antes de mais nada, é que isso faz mal.
Se ele, sabendo que faz mal, decidir fazer uma concessão, de preferência
temporária, é direito dele.  Mas não é isso que acontece no FLISOL.  No
FLISOL, a decisão é do instalador, que quer promover e traficar sua
droga.

> E achar que ele vai comprar um computador novo
> só porque aquele é incompatível com a liberdade

Peraí, quem foi que falou isso, mesmo?

Vale a pena ver de novo o que eu escrevi:

  este computador é incompatível com a sua liberdade;
  quando você for comprar outro, estou à disposição para ajudar

Nenhuma parte disso (ou do restante, que não repeti) sugere que o cara
vá correndo pra loja só por isso.  Pelo contrário, eu sugiro que se
instalem programas Livres, todos os possíveis, para que possam ser
usados ATÉ que o usuário queira e possa dar o próximo passo.

Tampouco é empurrando blobs pra ele que ele vai ser incentivado a dar o
próximo passo.  Eu ousaria dizer que instalar o blobs vai criar uma
situação de acomodação, além de passar a mensagem errada, enquanto dizer
que o computador tem problema de liberdade, então o que dá pra instalar
é śo isso, vai deixar aquele gosto de quero mais de festa que acabou
quando tava na melhor parte, então fica a consciência do problema e o
incentivo para resolver quando der.  Mas realço mais uma vez o "quando
der", e a importância da mensagem transmitida junto com e através do
software instalado, e que tipo de membro da comunidade esse novo usuário
vai ser: consciente e atento, ou "vou instalar Ubuntu pra você, porque
com os blobs é melhor, e ai de quem disser que eu não devia instalar
Ubuntu no FLISOL!" :-)

> com a sugestão desse tipo de coisa: "Como assim
> eu poupei tanto para ter uma máquina superpower
> e vem esses caras e me dizem que ela não
> é adequada pro GNU/Linux?"

Dá pra instalar GNU/Linux[-libre] no iPad pra sair 02?

São algemas de ouro; compreendê-las é questão de consciência, exatamente
a consciência que gostaríamos e precisamos que usuários tenham para
resolver o problema social do software privativo.

Cedo ou tarde o usuário vai precisar compreender que a máquina dele não
é compatível com a sua liberdade.  Se alguém disser pra ele que é,
estará mentindo, e não só estará perdendo um aliado para o movimento,
mas estará criando mais um diluidor e cooptador.  É por isso que é pior
pro movimento.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer