[PSL-Brasil] Recomendação oficial por um FLISOL sem Ubuntu

Joao S. O. Bueno gwidion em mpc.com.br
Terça Março 24 12:07:22 BRT 2015

> Enquanto a Canonial parecia fazer tudo certo, outras distribuições
GNU/Linux escolhiam caminhos mais tortuosos e
> até sinistros, como a SuSE que fez acordos amplos com a Microsoft ou a
RedHat que mantém suporte ostensivo a
> hardware proprietário cheio de firmwares proprietários no seu Kernel.
Estava lendo voce Anahuac  - até essa linha.
Aqui parece que está demonstrado que você se perdeu - e muito - está
vestindo mais uma camisa de torcedor de time, de querer sangue, de "os seus
são bons" do que uma "filosofia pura" do Software Livre.

A Redhat ser mais proprietária do que outras? Por que tem o "kernel cheio
de drivers proprietários"?
Todo Kernel Linux é "cheio de driver porprietário" - com apossível exceção
de alguns Linuxes filtrados como o Triskel (e eu não poria minha mão no
fogo)  --

Então olha:eu sou um carra que sempre defendi o Stallman e o Oliva - por
que acredito que para nos mantermos no rumo certo, é necessário parâmetros.
Mas faz muito tempo que não acredito mais que todo mundo tenha que ser o
Stallman e o Oliva. Estar de olho no purismo do S.L. é algo que temos que
fazer sempre - mas querer sair batendo nos outros quando "não são puristas"
está um pouco abaixo do ridículo. Por que se for assim, nem Forno
Microondas você deve usar. Ou esotu errado? Então o fato é qu eno mundo
atual - ou você vive no mato, ou usa software privativo. E cabe a CADA UM
saber onde é legal traçar a linha - "aqui eu uso por que é confortável",
"esse eu uso por que precisa para o trabalho", "esse eu não uso de jeito
nenhum" -  e não tem como uma pessoa querer definir a linha para outras.

Ou como é mesmo que você justifica que o Facebook é o demônio do qual nem
se pode chegar perto, mas o Twitter é Ok? O fato dele modular o conteúdo
que passa baseado em sinais de resposta estatisticos do usuários é uma
característica do serviço  - e é uma questão a ser discutida? - sim - mas é
ortogonal a questão de Software Livre/Software Privativo.

Você ao mesmo tempo que agora quer exigir que todos fiqeum pulando com
sangue nos olhos, quer também se dar o poder de definir o que é aceitável
ou não  - - e isso meu caro, é lide da "Gaviões da Fiel", não ativismo por
um mundo melhor. (com a licença dos corintianos/não corintianos pela
analogia).

  js
 -><-