[PSL-Brasil] Por um FLISOL Exemplar

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Quarta Março 25 02:35:59 BRT 2015

On Wednesday, March 25 2015, fabianne balvedi wrote:

> pois é, mas uma coisa é estar ali conversando informalmente, outra
> é estar responsável pelas máquinas que chegam até você, né? :)

Muitas vezes aquele que está instalando está muito ocupado pra poder
explicar o que está fazendo, então a parte da conversa é muito
importante.

> aproveitando que você é instalador, vocẽ já deixou de instalar algum hardware
> que era importante para uma pessoa nova no software livre porque não havia
> drivers livres para ele? isto é, tinha o proprietário e vocẽ sabia que
> ele funcionaria,
> mas vocẽ disse pra pessoa que não iria instala-lo porque não era livre?

Passei por coisa muito pior: não consegui bootar o GNU/Linux (na época)
por conta do boot restrito.  Foi horrível.  Era bem no começo desse
absurdo que nos impuseram, e eu peguei muita BIOS bugada que não estava
com o "legacy mode" funcionando.

Sobre hardware não suportado, lembro-me de apenas uma vez que a placa de
rede wifi não era suportada sem a instalação de drivers proprietários.
Eu expliquei o motivo ao usuário, e disse que uma das alternativas era
utilizar rede cabeada, e a outra era encomendar um dongle wifi
(<https://www.fsf.org/resources/hw/endorsement/respects-your-freedom>)
que respeitasse a liberdade.  Ele decidiu usar rede cabeada.

> como a pessoa reagiu a isso? acompanhou se ela manteve o sistema
> e como ela se referiu ao SL depois da experiência?

Não acompanhei, então não sei o que houve.  Quero crer que ele continua
fazendo um esforço em relação à liberdade, mas não o julgarei se souber
que ele decidiu instalar o blob proprietário.

> agora vc me deixou curiosa... se for Fedora, mas com Linux-libre,
> então vai ser considerado 100% livre? não tem aquele problema com
> os repositórios e talz?
>
> pq não achei essa opção de fedora com linux libre lá nas distros recomendadas,
> nem o debian com linux-libre...

Tenho minha opinião pessoal com relação a essa lista da FSF (da qual
discordo em partes; mas também discordo sobre várias outras coisas que a
FSF faz, como usar Twitter), mas do modo que vejo, o grande problema
dessas distribuições é fornecer repositórios recheados de programas
maliciosos (vulgo proprietários) e não educar o usuário sobre os perigos
dos mesmos.  É claro, se houvesse educação, os repositórios nem teriam
razão de existir, mas isso é uma outras história...

No FLISOL, a instalação será feita em um "ambiente controlado".  Isso,
do modo que vejo, traz ao usuário a enorme vantagem de contar com a
explicação e educação que um ativista de SL vai te dar.  Por isso,
novamente em minha opinião, instalar um Fedora ou Debian *com
Linux-libre*, *sem habilitar repositórios com programas proprietários* e
*explicando ao usuário o motivo disso* é bastante aceitável, sim (até
porque Fedora e, principalmente, Debian possuem políticas bem definidas
sobre o que pode e não pode ser incluído nas distros).

Tendo dito isso, se alguém se sentir desconfortável em instalar algo não
recomendado pela FSF no evento, entendo perfeitamente (e não pretendo me
opôr).

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36