[PSL-Brasil] Por um FLISOL Exemplar

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quinta Março 26 01:46:38 BRT 2015

On Mar 25, 2015, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> wrote:

> aproveitando que você é instalador, vocẽ já deixou de instalar algum
> hardware que era importante para uma pessoa nova no software livre
> porque não havia drivers livres para ele? isto é, tinha o proprietário
> e vocẽ sabia que ele funcionaria, mas vocẽ disse pra pessoa que não
> iria instala-lo porque não era livre?

Lógico!  Várias vezes!  Se eu não fizesse assim, não seria coerente de
minha parte recomendar essa prática.

> como a pessoa reagiu a isso? acompanhou se ela manteve o sistema
> e como ela se referiu ao SL depois da experiência?

Ouviu, pensou, levou seu computador do jeito que eu deixei, e seguiu a
vida.  Com a maior parte, não tive mais contato depois (é um dos
problemas com Install Fests em geral, não há um acompanhamento
posterior, então não temos muito feedback sobre os efeitos desses
comportamentos porque a maior parte dos usuários não mantém contato
posterior)

Claro que alguns se envolvem e participam de outros eventos depois.
Nunca houve alguém que me tenha dito "cara, quando você instalou essa
distro, mudou minha vida", mas várias pessoas já me agradeceram por
chamar atenção a coisas que não haviam percebido, por ter falado a coisa
certa que fez diferença.  Então, em termos de experiência acumulada, a
goleada tá maior que da Alemanha sobre o Brasil na copa :-)

> pois até o momento só tenho lido argumentos baseados em achismos :-P

Lamentavelmente, o achismo é todo seu.  Estou fazendo o possível para
não me ofender com as suas sugestões infundadas de falta de
envolvimento, experiência e participação, mas...  por favor vê se dá um
jeito aí, porque... tá difícil ;-)

De minha parte, BLAG, óbvio.

> agora vc me deixou curiosa... se for Fedora, mas com Linux-libre,
> então vai ser considerado 100% livre?

É 100% Software Livre, assim como um Debian main é 100% Software Livre,
apesar de não atender à FSDG GNU, pois tanto o Linux do Debian quanto a
distro Fedora sugerem e pedem a instalação de software privativo.

> não tem aquele problema com os repositórios e talz?

Tem isso também.  Por isso mesmo eu iria de BLAG, Trisquel ou as demais
recomendadas pelo GNU sem pestanejar, e hesitaria em instalar Debian,
Fedora, Ubuntu ou outras populares, mesmo sendo capaz de deixá-las
inteiramente Livres.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer