[PSL-Brasil] Recomendação oficial por um FLISOL sem Ubuntu

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Sábado Março 28 18:35:59 BRT 2015

> Fabs, entendo seu ponto de vista, mas essa página é só uma sugestão de
> distribuições, o pensamento é que se é pra sugerir que seja o melhor
> possível. A FSF não é tão binária sempre. Veja, por exemplo, o post que
> alguém linkou nessa mesma thread falando que o debian squeeze faz
> progresso em direção a ser totalmente livre. Cada coisa errada que as
> distribuições mais problemáticas fazem a FSF está lá, criticando e
> tentando melhorar. O tratamento é proporcional onde deve ser.

oi Luciana, acho que todxs nós estamos confundindo aqui FSF com GNU,
como bem alertou o Oliva. Por isso mesmo essa conversa pode até estar
um pouco sem sentido, pois percebendo isso acho a FSF menos extremista
que o projeto GNU, então minha crítica na verdade é à esta última e a essa
postura de 0 e 1. Já se está quase falando que a FSF é osista por conta
das empresas de código proprietário que a apóiam. Não acho que seja o
caso, mesmo porque acho rótulos coisa de quem gosta de fazer bullying.
Mas as empresas doam para ter sua marca associada a algo, e um logo
associado à FSF indica alinhamento com as causas da FSF. Não importa
porque o logo está lá, o que importa é que está lá, e qualquer pessoa que
trabalha com marketing sabe disso. Eu apóio a FSF e não acho errado
ela aceitar estes apoios. Não são empresas 100% SL? Não, não são,
mas promovem muito o desenvolvimento de softwares livres. Não é
algo como uma empresa de pesca de baleias apoiar o greenpeace
para tentar se passar por boazinha. É disso que estou falando.

abraços,

fabs

.