[PSL-Brasil] Pensamentos em 140 caracteres

Fa fconti em gmail.com
Terça Março 31 02:14:21 BRT 2015

Oi Anahuac Oi gente

Não sei se você já leu isso. Ou vocês.

Tentei resumir o que penso de várias ideias de diferentes pessoas que
cujos comentários eu vi.

Já mandei umas partes desse resumo pra ASL, pro FLISOL, e para grupos do
FB e pro diaspora.

Entretanto, cada vez que envio de novo, é porque editei. Dei mais uma
arrumadinha. Acrescentei alguma informação, especialmente links.

E ainda tenho muita coisa pra ler. Pode mudar mais. E o texto já está
compriiiiido  :( "Me" perdoem, por favor.

-

Sabe o que acho pior? O costume, o hábito.

A gente se acostuma com algum programa, algum hardware.

Mas o pessoal desenvolvedor se perdeu em algum ponto. E, de repente
aquilo não pode mais ser classificado como SL.

Se já foram avisados. Se já se deu tempo pra eles mudarem. Se já se
ofereceu ajuda na mudança e nada é feito, realmente me parece que o
pessoal do SL deveria deixar de usar.

Mas isso é complicado por causa do costume. A pessoa terá que instalar
outro sistema e se acostumar com ele. Sair da rotina. Se dispor a aprender.

Eu ainda não consegui fazer isso. No Flisol espero levar um lap pra
instalar outro sistema. E, quando me acostumar com ele, instalarei no
outro. Vou levar um tempo pra fazer isso. Meses.

Sou usuária e tenho um site sobre o Ubuntu, que anda bem desatualizado,
mas ainda tem muita informação:

Software Livre - Ubuntu
http://www.ufpa.br/dicas/linux/li-u-sum.htm

E acho que o pessoal do ubuntu fez um enorme serviço na popularização do
uso de sistema Linux, por usuários comuns, em desk e laptops.

Mas já faz alguns anos que alertam para práticas não coerentes com o
#softwarelivre. Não são dias. São anos.

Para mim será bem difícil mudar, eu garanto.

E conforme disse o Hélio:

Do ubuntu, tem de lembrar que ali não é comunidade. É uma empresa. Eles
tem estratégias por trás. É o mesmo que RedHat e Suse Enterprise. Mas ao
contrário desses, continua aberto, acessível e gratuito.

O que é um enorme ponto a favor, né?

-

Entretanto, essa afirmação do Anahuac é forte, né?

"Não se confunda: Software Livre é sobre liberdade de código e não de
escolha. Você pode escolher o que quiser, mas isso não é SL."

Acho que podemos considerar:

- Richard Stallman Talks About Ubuntu -
https://www.youtube.com/watch?v=CP8CNp-vksc
(Esse vídeo não tem um dia ou 1 mês, mas anos).

- E a lista da FSF -
https://www.gnu.org/distros/common-distros.en.html

Segundo ela não se pode instalar Debian. Não pode Fedora. Não pode
Opensuse. Não pode RedHat. Não pode Suse. Não pode Mandriva. Não pode
Mageia. Não pode OpenMandriva. Não pode Slackware. Não pode FreeBSD. Não
pode OpenBSD. Não pode NetBSD.

Assim, sob estritamente esse ponto de vista ir contra apenas o Ubuntu é
uma enorme injustiça.

Sempre entendi essa listagem de sistemas como uma série de observações,
que poderiam e deveriam ser corrigidas a cada nova versão. Um jeito de
avisar as pessoas das comunidades e os usuários.

Não acho que não podemos usá-los. Acho que com o tempo e o trabalho das
comunidades, vão aparecendo alternativas livres e vamos aprendendo,
entendendo, e passando a usá-las.

Um dia ainda vamos ficar todos mais puros, como o Stallman? Eu tenho
certeza que vou levar muito tempo...

-

Mas, quero só deixar claro que sou fã de carteirinha do Stallman

E acho que podemos aprender muiiiito com ele.

Assim, paralelamente, será que não deveríamos nos empenhar em popularizar:

Distribuições Livres de GNU/Linux
https://www.gnu.org/distros/free-distros.html

Aí estão: BLAG - Dragora - Dynebolic - gNewSense - Musix GNU+Linux -
Parabola - GNU/Linux - Trisquel - Ututo

Nenhuma é popular, né? Será que são muito difíceis para o usuário comum?

Lembro que o Alê Oliva me falou da Trisquel (descendende do Ubuntu),
elogiando. Mas faz tempo.

Aí a Laís sugeriu:

"Um dos públicos foi o voltado para educação e eles trouxeram essas
distribuições para apresentar, algumas eu não conhecia, mas são bem
interessantes, são elas: Pandorga, Quimo e Edubuntu.

Alguém conhece as distribuições acima na versão atual? São muito
desamigáveis?

Nuca usei, mas tenho certeza que as educacionais devem ser fáceis.

Mas, um usuário iniciante se encrencaria?

Quando perguntei: Qual a consequência para o usuário comum? o Paulo
Slomp me disse:

"A mais comum consequência é ficar sem o software proprietário Flash no
navegador. Mas é possível exibir Flash a partir de arquivos FLV, pois
existe um programa livre Gnash que faz isso. Outra consequência é ficar
sem o plugin proprietário java da Oracle no navegador. Mas é possível
utilizar o java código aberto para arquivos/animações que não dependem
do navegador."

Oba! Já temos alternativas. A coisa não está tão ruim. Temos que
estudar, experimentar, vai levar tempo, mas há o que escolher.

E os desenvolvedores das diversas versões terão muito trabalho (oba!)
para adequar, arrumar, criar outros jeitos.

-

Acho que essas afirmações do Anahuac são interessantes e preocupantes, e
acho que por isso o Stallman começou a campanha contra o Ubuntu:

"Todas as distros que usam Kernel Linux com drivers privativos são
ruins. Ubuntu conseguiu ser ainda pior: coleta dados dos usuários."

"Ubuntu não é igual a todas as demais distros: ela é a pior para o
Software Livre. É a que mais engana e tem spyware. As outras não tem."