[PSL-Brasil] If it's not practical to redistribute free software, it's not free software in practice

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Novembro 21 00:57:53 BRST 2015

On Nov 20, 2015, Marcos Alano <marcoshalano em gmail.com> wrote:

> Acho perfeitamente válido.

O seu argumento exposto num longo parágrafo me dá a impressão de que
você sequer se deu o trabalho de ler o artigo que Matthew Garrett
escreveu.  Isso porque você meramente ecoa os argumentos de Mark
Shuttleworth, para os quais o artigo é uma resposta!  Repetir a mesma
coisa errada não a torna correta.

> Imagine que você altere o código de forma a
> inclur um bug (ou um código malicioso, etc.)

Querer se prevenir disso não é razão para *dificultar* o trabalho de
quem queira fazer alterações benignas, nem para criar *risco jurídico*
para quem esteja fazendo alterações benignas de boa fé.  E é exatamente
isso que essa empresa, com sua ladainha canônica que você repete, está
fazendo: dificultando AO EXTREMO a criação de derivados, e RECUSANDO-SE
a esclarecer dúvidas a respeito de quais são, afinal de contas, as
exigências de remoção de marcas na licença de direito autoral concedida
pela empresa sobre a obra conjunta.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer