[PSL-Brasil] If it's not practical to redistribute free software, it's not free software in practice

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quarta Novembro 25 01:55:27 BRST 2015

On Nov 21, 2015, Cláudio Sampaio <patola em gmail.com> wrote:

> - Ele começou o papo público dizendo qe o software citado "não é software
> livre de verdade".

Vou pedir pra você fornecer evidências do "começou".  Pra ajudar, vou
esclarecer que me parece que você tá se referindo a esse artigo recente
como se fosse a primeira manifestação a respeito do tema, mas talvez
você tenha perdido ou esquecido de pelo menos um outro que li há um
pouco mais de tempo.  E naquela ocasião ele não disse isso.
https://mjg59.dreamwidth.org/35969.html

> - Ele compara o tempo todo com Fedora e Redhat.

/me procura Fedora e Red Hat no artigo citado acima e não encontra nada
além de Debian.

O artigo da FSF, citado acima, menciona que a *FSF* levou várias
questões levantadas pela comunidade à Canonical já em 2013, e que só em
2015 a Canonical fez um minúsculo ajuste à sua licença para deixar de
conflitar com a GNU GPL.
https://www.fsf.org/news/canonical-updated-licensing-terms

Não sei se você já esteve envolvido em alguma negociação sobre
descumprimento da GPL com a FSF, mas se alguém sugerisse que ela não é
diplomática nesses casos eu teria de pedir evidências.  Note que, no
artigo de julho/2015 do Matt, ele diz que contactou a Canonical pedindo
esclarecimentos sobre essa questão de marcas um ano antes, enquanto a
FSF fez contatos pelo menos um ano antes.

E agora, companheiro?

> Oliva, eu não te ataco pessoalmente com comentários pessoais irônicos nas
> listas de discussão e peço que não faça o mesmo comigo.

Eu fiz?  Perceber e mencionar que você é publicamente apaixonado pela
Canonical é um ataque?  Eu acharia isso um estranho amor.  Eu não teria
por que ficar ofendido se alguém me percebesse e anunciasse apaixonado
pela FSF ou pelo GNU, teria?  Por que você se ofende, ou considera
ironia?

Eu falava sério.  Se a questão realmente for diplomacia, nada melhor que
alguém reconhecidamente favorável para agir de forma que não ataque a
empresa, mas que chame a atenção para um problema real que ela deveria
resolver.  Isso se você perceber o problema, porque se não, a gente pode
conversar mais a respeito.  Sugiro trocar Ubuntu/Canonical por outra
distro/empresa na qual você não tenha uma imensa confiança pra ver se o
problema fica mais aparente.  Se Fedora/Red Hat não for suficiente (não
sei se sei sua posição a respeito), pense em Microsoft [GNU/]Linux; ou
até mesmo Oracle, Google, Facebook, Amazon, Walmart...  Sei lá.  Não vou
tentar adivinhar quem lhe deixa com pés atrás; você seguramente já
pensou em algum exemplo, mas nem precisa contar; compartilhe suas
conclusões a respeito só se estiver a fim.

Saudações Livres,

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer