[PSL-Brasil] servir a pessoas, e não a ideias.

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Sábado Setembro 26 09:44:03 BRT 2015

oi Antonio,

o "não servir as ideias" não precisa ser contraditório com o "servir a
pessoas" para fazer sentido. Sim, pode-se servir a ideias e a pessoas ao
mesmo tempo. A questão me parece ser mais a que ou a quem se está servindo
em última instância. Para mim, ideias que não servem as pessoas não valem a
pena, então eu procuro servir as pessoas através de ideias que tenham este
fim. A ideia pra mim é meio, e não um fim em si mesma. Ao mesmo tempo, não
é certeza que determinada ideia seja capaz de servir as pessoas sempre e em
qualquer situação, então o parâmetro último para minhas escolhas não será
uma ideia, mas a adequação dela no servir às pessoas.

exemplo bem simples para ilustrar: suponhamos que eu fosse estagiária em
determinado setor de governo e me colocassem para fazer manutenção de todas
as máquinas. Descubro que todas usam sistema proprietário pirata e por
defender a ideia de que govs deveriam usar SL em todas as suas instâncias,
por inúmeras razões que já estamos cansados de saber, resolvo trocar o
sistema de todas as máquinas às quais tenho acesso. Isso sem avisar
ninguém, sem conversar antes, sem preparar o terreno, sem fazer
treinamento, e pior, sem ter certeza se todos o hardwares seriam
compatíveis com o novo sistema. Aí as pessoas chegam no dia seguinte e
quase ninguém consegue fazer seu trabalho por conta de vários problemas,
tais como a mudança súbita e imposta, algo que ninguém gosta, e os
equipamentos que ainda não funcionam pela falta momentânea de drivers
livres.

qual foi o foco principal do meu serviço nesta situação?
eu priorizei as pessoas ou as ideias que eu defendia?

sem foco nas pessoas, as ideias também acabam fragilizadas.

abs e bom finde a tod*s.

fabs

.
Fabianne,

lendo a matéria jornalística indicada, essa passagem de  "servir a pessoas,
e não a ideias" me continua parecendo não suficiente clara.  Dando margem a
interpretações que, talvez no limite, podendo até ser perigosa.  Tentarei
comentar um pouco desta minha leitura.

Primeiro, a questão de "servir (ou cuidar) das pessoas" é um mandamento
presente em toda a Bíblia.  Como se sabe da tradição rabínica, "quem salva
uma alma, salva a humanidade". Em toda lei de Moisés, o cuidar do próximo
(e de suas coisas materiais e imateriais) é um mandamento (obrigação)
maior.  Talvez o maior de todos. Mais recentemente no cristianismo, também
esse mandamento está presente, como já citei passagem do Evangelho de São
Mateus. Portanto, no meu entender, as coisas neste sentido estão claras.

Quanto a segunda parte, de "não servir as ideias", aqui me parece dar
margem a interpretações. Não me parece haver contradição entre se ter como
um mandamento prioritário cuidar das necessidades do próximo e também
cuidar das ideias.  Mesmo porque, como mostra passagem da reportagem, "ser
cristãos comporta servir a dignidade dos irmãos, lutar pela dignidade dos
irmãos e viver para a dignificação dos irmãos".  Ora, a luta pela dignidade
dos irmãos é também uma luta por modelos civilizatórios, que possam
contemplar a todos e não a si próprio ou um pequeno grupo.  E aí temos que
nos engajar em torno destas lutas sociais
(políticas/ambientais/tecnológicas/econômicas....), destas ideias que
entendemos justas para a construção de uma sociedade melhor. O movimento
software livre pode ser uma destas ideias e devemos servir a esta causa.
Sem extremismos, mas com a firmeza necessária.  Sem isolamentos, mas
fazendo os diálogos que são exigidos à causa.

 Não estou julgando o pontífice, apenas a passagem chamou (e continua
chamando) minha atenção.

 Antonio

Regras da lista:
http://wiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil