[PSL-Brasil] servir a pessoas, e não a ideias.

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Terça Setembro 29 10:43:44 BRT 2015

bem, eu entendo que sem as pessoas sequer teria porque existirem
ideias. Eu depreendi isso da fala dele. Se é autoridade ou não, pra
mim não interessa, o que sei é que o respeito pela pessoa que tem se
mostrado ser até o presente momento. Por isso presto atenção a suas
falas, do mesmo modo que presto atenção no Stallman. Tem vezes que
concordo, tem vezes que não concordo. Nas maioria das vezes, concordo,
e desta vez acho que ele acertou em cheio e foi inclusive muito
corajoso. Nesta fala colocou em cheque até os ideais da igreja,
deixando nas entrelinhas que mais importante que servir as ideais por
ela propagadas, devemos servir às pessoas, com amor e compaixão, nos
colocando no lugar delas para melhor poder entende-las. Isso é
compatível inclusive com a fala dele sobre os ateus, que podem
perfeitamente servir as pessoas sem a necessidade de compactuarem com
o aparelho ideologico das igrejas.

se as pessoas vão e as ideias ficam, há que se pensar o quanto isso
também nos é prejudicial. Porque o próprio papa reconhece que as
ideias da igreja estão atrasadas, caducas, que não evoluíram, e isso
desde o começo de seu pontificado:

http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,em-discurso-duro-papa-critica-bispos-e-pede-reforma-da-igreja,1058257

ideias cristalizadas que não se renovam com o tempo no me gustam nada,
delas quero distancia. E se o movimento do SL continuar a mesma coisa
sempre, sem evoluir, vai caducar do mesmo jeito que a igreja catolica,
ou até que encontre outro "papa" que tenha potencial para reanima-lo.
E este papa que está aí está conseguindo esta proeza justamente porque
procura praticar aquilo que fala, procura servir a pessoas, e não a
ideias.

servir a pessoas força uma renovação constante de nossas ideias.

e eu considero isso muito positivo.

.