[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Quinta Fevereiro 11 18:10:22 BRST 2016

> Não pertenço ao coletivo Curitiba Livre e sei que devo estar sendo muito
> ousado em pedir isso, mas sugiro reavaliarem o conteúdo buscando formas de
> deixar claro que não estão apoiando a instalação de softwares não livres,
> que repudiam a ação dos fabricantes de hardware que não disponibilizam os
> drivers livres, que não pretendem instalar outros softwares não livres como
> flash, chrome, moonlight, steam ou netflix.... sei lá... deixem claro que
> talvez e só talvez, ativar UM blob não livre para deixar a wifi é aceitável
> [...]

Você chegou ao ponto que eu queria: instalar um driver de wifi proprietário
pode, mas as outras coisas não pode? Por quê?
Sei que você fez isso, e é um "balanço" que achou entre pragmatismo e
teoria. E por que todo mundo tem que adotar o mesmo balanço que você? Você
não enxerga que cada pessoa tem um balanço diferente neste sentido e para o
computador ser útil pra elas, devido às alternativas existentes, elas podem
ter que usar mais do que apenas o seu "aceitável" driver de wifi?

E aí ela vai em um festival desses e é informado a ela que como ela não é
pura de coração e tem essas necessidades demoníacas, os instaladores não
darão a ela o que ela precisa pra funcionar, apenas o que passa no crivo de
pureza ideológica estrita. Talvez ela até aceite, intimidada em discordar
porque afinal é um festival de "SOFTWARE LIVRE!!!!1111", mas vai chegar em
casa, esquecer esse assunto, instalar Windows já que tudo funciona nele e
passará a achar que essa coisa de software livre é bobagem e não tem
legitimidade nenhuma.

E por outro lado, imagine o instalado colocando um lindo Ubuntão pra
pessoa, com alguns drivers e blobs (sempre bem explicados) que permitem que
tudo funcione. A pessoa explica: "ainda não temos substituos bons e com bom
desempenho pra essas partes aqui, quem sabe algum dia você contribui pra
isso? nem que seja pressionando seus fabricantes. As empresas costumam
capitular quando seus clientes fazem pressão!"

Saímos com uma pessoa consciente, que passa a conviver e entender não só
com os benefícios do software livre, mas com alguns alvos que ainda têm que
ser conquistados. Quiçá uma pessoa que se torne também ativista e ajude,
sem radicalismos e falta de empatia.

--
Cláudio "Patola" Sampaio
MakerLinux Labs - Campinas, SP