[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quinta Fevereiro 11 18:48:54 BRST 2016

Patolão,

> Você chegou ao ponto que eu queria: instalar um driver de wifi proprietário
> pode, mas as outras coisas não pode? Por quê?

Eu não disse que pode, disse que parece menos "menos pior" :-)
A minha posição pública é permitir que haja um certo grau de incoerência SE o grupo achar que deve tê-lo. Eu não acredito nas campanhas puristas como as levadas adiante pelo Stallman ou Oliva porque não temos ativistas suficientes para isso , portanto, seremos discriminados e taxados de xiitas. Em seguida enviados para o ostracismo.

Tenho buscado fomentar o debate e provocado ao máximo para ver se conseguimos dar um passo na direção certa do alinhamento ideológico do Software Livre. Infelizmente você e outros companheiros são muito mais tolerantes e complacentes com a instalação de softwares não livres do que com o debate.

Meu desejo pessoal é que o FLISOL instale somente Software Livre, mas entendo que podemos dar um passo de cada vez. Eu acho que se todos os FLISOL do Brasil, assumissem o compromisso de instalar apenas os blobs não livres das placas de wifi seria um tremendo avanço. Assim deixaríamos outros famosos softwares não livres de fora. Isso provocaria um lindo debate e a necessidade prática de mostrar aos usuários novatos o tanto que os softwares não livres são perniciosos. E também mostraria um sinal de tolerância da nossa parte por ter colocado a wifi dele para funcionar.

> Sei que você fez isso, e é um "balanço" que achou entre pragmatismo e teoria. E
> por que todo mundo tem que adotar o mesmo balanço que você? Você não enxerga
> que cada pessoa tem um balanço diferente neste sentido e para o computador ser
> útil pra elas, devido às alternativas existentes, elas podem ter que usar mais
> do que apenas o seu "aceitável" driver de wifi?

Sem dúvida! E esse é o debate. Mas quem parece que você está sempre tendendo ao 8 ou 80!
Porque se deixarmos a interpretação absolutamente aberta, sem limites, para que cada voluntário ou organizador decida o que é ou não aceitável terminamos favorecendo a instalação de software não livre e não à sua limitação.
Estou partindo do pressuposto de que estamos interessados em chegar ao FLISOL sem nenhum software não livre, certo?

> E aí ela vai em um festival desses e é informado a ela que como ela não é pura
> de coração e tem essas necessidades demoníacas, os instaladores não darão a ela
> o que ela precisa pra funcionar, apenas o que passa no crivo de pureza
> ideológica estrita.

Quase isso. Mas não precisa apelar para eufemismos religiosos. Fica ridículo.
Ela deve ser esclarecida de que não é um problema do Software Livre, mas do fabricante do hardware. É como comprar um carro a gasolina e depois brigar com o frentista do posto que se recusa a encher o tanque com Diesel.

> Talvez ela até aceite, intimidada em discordar porque afinal é um festival de
> "SOFTWARE LIVRE!!!!",

Mas ela foi até lá sabendo que se trata de um festival de software livre. Ela não foi buscado qualquer coisa alternativa ao que ela já tem.

> mas vai chegar em casa, esquecer esse assunto, instalar Windows já que tudo
> funciona nele e passará a achar que essa coisa de software livre é bobagem e
> não tem legitimidade nenhuma.

Pode ser. Esse é o risco que devemos correr quando somos alinhados com nossos ideais.
Se não acontece exatamente o oposto: ela vai para casa feliz da vida por ter um sistema que não é livre e que acha que é livre, sem ter nenhuma ideia do que é ou não livre. Então ela passará a ignorar essas questões ideológicas e a importância da liberdade do software e passará a priorizar o "se funcionar ta beleza"!

> E por outro lado, imagine o instalado colocando um lindo Ubuntão pra pessoa, com
> alguns drivers e blobs (sempre bem explicados) que permitem que tudo funcione.

No caso do Ubuntu não é "só" isso. Tem todos os demais programas não livres, os supositórios de softwares não livres, o spyware e a filosofia da distribuição de que "funcionar" é mais importante do que ser livre.

> A pessoa explica: "ainda não temos substituos bons e com bom desempenho pra
> essas partes aqui, quem sabe algum dia você contribui pra isso? nem que seja
> pressionando seus fabricantes. As empresas costumam capitular quando seus
> clientes fazem pressão!"

As pessoas comuns não ligam para isso e não pressionam os fabricantes se o equipamento estiver funcionando. Uma vez que se deixe ele funcionando, se perde a capacidade de provocar indignação. Simples assim.
Ela vai para casa com pensado assim: "Então os caras lá me disseram que tinha um lance que não ia funcionar, mas dai deram um jeito e me disseram para reclamar com o fabricante.... mas ta funcionando e é isso que importa".

> Saímos com uma pessoa consciente, que passa a conviver e entender não só com os
> benefícios do software livre, mas com alguns alvos que ainda têm que ser
> conquistados. Quiçá uma pessoa que se torne também ativista e ajude, sem
> radicalismos e falta de empatia.

Essa é a mais doce ilusão OSIsta. Foi esse conto de fadas que nos contaram nos últimos 10 anos e estamos agora na situação em que estamos: 99% dos ativistas tendo que instalar e usar softwares não livres para fazer seus computadores funcionarem. E 90% dos ativistas defendendo a disseminação de softwares não livres como trampolim para beneficiar o Software Livre... é quase como distribuir cigarros para combater o tabagismo :-p

Eu não caio mais nessa e como sei que você não é moleque, nem ingênuo, só me resta acreditar que age de ma fé, seja em benefício próprio ou de corporações que tem interesses de disseminar o uso de software não livre e enganar deliberadamente os incautos.

> --
> Cláudio "Patola" Sampaio
> MakerLinux Labs - Campinas, SP
> Gmail - Mail EAD - MakerLinux - YOUTUBE !
> Facebook - Facebook da MakerLinux - Lattes

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br