[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Quinta Fevereiro 11 19:57:33 BRST 2016

Vou só comentar mais um ponto - desculpem, falta de tempo:

> [...]
> ser conquistados. Quiçá uma pessoa que se torne também ativista e ajude,
> sem radicalismos e falta de empatia.
>

> Essa é a mais doce ilusão OSIsta. Foi esse conto de fadas que nos contaram
> nos últimos 10 anos e estamos agora na situação em que estamos: 99% dos
> ativistas tendo que instalar e usar softwares não livres para fazer seus
> computadores funcionarem. E 90% dos ativistas defendendo a disseminação de
> softwares não livres como trampolim para beneficiar o Software Livre... é
> quase como distribuir cigarros para combater o tabagismo :-p

E a situação é *MUITO* melhor que há 10 anos. Get over it
<http://www.zdnet.com/article/linux-and-open-source-have-won-get-over-it/>.
A porcentagem de softwares não-livres é muito menor que precisamos para ter
um sistema totalmente funcional. Estamos vencendo, e você está reclamando
disso estar acontecendo, está achando que como já existe muito software
livre por aí se você estancar o pé e endurecer o jogo, quem produz software
proprietário vai se sentir pressionado. Isso sim é ilusão. E o software
livre já venceu tanto que temos hoje em dia o "hardware livre" (chamado
apropriadamente de hardware open-source no resto do mundo, visto que "free"
hardware causaria muita confusão), temos fisíveis livres (acesse o
thingiverse e verá que a maioria das licenças são CC livres ou GPL), temos
até receitas químicas (resina de impressão 3D) livre (e de uma "inimiga" do
software livre, a Autodesk, que aliás tem uma impressora 3D livre (a Ember)
pra usar a resina).

Dito isto, e seguindo a sua nova analogia, adesivos de nicotina não são
usados pra combater o tabagismo, agindo na dependência da substância e
providenciando uma curva mais suave para o desapego?

> Eu não caio mais nessa e como sei que você não é moleque, nem ingênuo, só
> me resta acreditar que age de ma fé, seja em benefício próprio ou de
> corporações que tem interesses de disseminar o uso de software não livre e
> enganar deliberadamente os incautos.

Sinceramente, eu não me importo a mínima com a minha "reputação para você".
Sigo dizendo o que acho e fazendo a minha obra, que ela diga por mim. Se é
pra se preocupar em achar má-fé onde não tem, devia ver os comentários
sobre sua conduta pessoal feitos em lugares como o br-linux...

--
Cláudio "Patola" Sampaio
MakerLinux Labs - Campinas, SP