[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quinta Fevereiro 11 21:05:57 BRST 2016

Concordo com tudo que foi dito pelo Anahuac sobre sua busca de fomento
ao debate em prol do alinhamento correto e sobre seu desejo pessoal de
ter um FLISOL exemplar.

Aceito a posição pública dele sobre dados funcionais não livres em um
evento como FLISOL. Apesar disso, não sigo a abordagem/posição dele,
mas entendo que ela é muito importante se levada a sério.

Inclusive, visto que esta lista tem arquivos públicos, então eu, como
todo o ser humano, capaz de errar e mudar de opinião, reitero a exceção
que mencionei em uma lista de discussão, onde recomendei de forma
indireta que se instalasse/recomendasse/ensinasse dados funcionais não
livres "caso o visitante persistisse e assinasse/prometesse que me
representaria em tal ação". Assim, passo a recomendar/instalar/ensinar
apenas sobre dados funcionais livres. Claro que, de qualquer forma,
como bom ativista, explicarei qual o problema, e qual é a verdadeira
causa (fabricantes de hardware e etc.).

Porém, volto a enfatizar: Apesar de eu não seguir a posição do Anahuac,
eu aceito ela como uma posição viável, e "menos dolorosa". Para
entender isso, basta prestar atenção nas últimas mensagens do Anahuac
aqui na lista.

Penso que se todos os ativistas organizadores e voluntários
do FLISOL aqui no Brasil concordarem, podemos fazer uma espécie de
política em círculo virtuoso... onde ela começa com uma exceção apenas
para firmware não livre nas placas de rede sem fio (como exemplificado
pelo Anahuac), e vai se tornando mais rigorosa com o tempo. Isso,
logicamente, é um jogo de confiança, o que significa que o debate tem
que ser continuo, com "negociações" sobre quando tornar a política mais
rigorosa, e com transparência de todas as partes envolvidas (não sei
como podemos assegurar a transparência neste caso, visto que os atores
parecem estar distantes, provavelmente temos que fazer via software,
mas fica registrada aqui a ideia). Logicamente, que, se todos os
eventos do FLISOL aqui no Brasil seguissem a mesma política, e caso eu
fosse um organizador ou voluntário, teria que, e tentaria meu melhor
para, aderir à política estabelecida, mas a partir do momento que a
coisa fica simplesmente largada... Então não se sabe para onde ir... E
assim começam os compromissos ruinosos.