[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

Thiago thiago.zoroastro em yahoo.com.br
Sexta Fevereiro 12 12:33:47 BRST 2016

É mais questão de sobrevivência que as pessoas fazem escolhas.

Eu disse em um e-mail anterior que "Os equívocos são a fonte de todo o
Mal" e é nisso que deveríamos justificar a diferenciação de "Software
Livre" e "Programa de Código Aberto". Para o Bem da Humanidade, todas as
pessoas deveriam evitar equívocos de todos os tipos. Tem gente que gosta
de mover avalanches de equívocos, então cuidado.

Não é aceitável um passar-se pelo outro. Mas respeitando as diferenças,
que mal haveria os dois convivendo?

A distanciação entre ambos pode ocasionar em outro período de hardware
inóspito para Software Livre uma vez que é tendência das grandes
fábricas de hardware implementarem mais DRMs. Seria muito ruim.

De duas uma: (1) Ou você sabe negociar e respeitar as diferenças para
poder ter mercado consumidor suficiente para eles pensarem e respeitarem
na minoria que não poderá utilizar um Novo Hardware; (2) Ou começa-se
empreendimentos de todo tipo para fabricar Hardware "Free As In
Freedom". Como o Patola disse, "Free Hardware" é estranho para quem fala
inglês. Mas para fazermos os empreendimentos e fabricar computador para
não depender dos Hardwares PRIVATIVOS (que privam a liberdade do
usuário), isto pode acontecer mais cedo ou mais tarde na história da
computação. Considera-se o contínuo avanço do desenvolvimento
tecnológico que possibilitaria o aparecimento de processadores para
rodar os sistemas operacionais GNU. Para sobreviver o GNU precisa fazer
dinheiro, nem que seja para ele mesmo. Depender do que fabricam não é
garantia de sobrevivência tecnológica.

Com relação a novos DRMs, eu estive acompanhando as discussões de outras
listas de e-mail e referenciei indiretamente ao que estão falando sobre
as possíveis DRMs que estão por vir nos Novos Computadores colocados no
mercado. Mas não soube citar a página da conversa, aonde no Mailman você
consegue isso?

E alem do mais, para nós sobrevivermos da forma que esperamos, sem
depender de Software Privativo de qualquer tipo, dependeremos de uma
empresa em comum, bem sucedida e que possibilite a expansão da
utilização dos softwares livres. Dependeremos de emprego que queira que
trabalhemos com isso e dependeremos do sucesso alheio que faça as
pessoas quererem usar o _____________ (tanto faz nome final [0] do
GNU/Linux).

[0] RMS disse isso ao final da palestra dele no FLISOL 2013 quando
perguntei a ele por bilhete: "Is GNU with Linux a GNUX ?"