[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Segunda Fevereiro 15 09:22:52 BRST 2016

Sou obrigado a me pronunciar deixando claro que também não sou a favor
da política ali descrita na publicação do Curitiba Livre. Eu já
expliquei meus motivos, basta consultar os arquivos desta lista.

Concordo que, se não sou a favor de tal política, também devo ficar
observando as demais. Mas posso dizer de antemão que, como a maioria
dos estados e das cidades participantes não estabeleceram uma política
para isso, meu posicionamento é não favorável a estes também.

Aliás, sobre a forma com que o manifesto FLISOL #semUbuntu foi escrito:

Ele é um manifesto, e um manifesto geralmente é escrito para estimular
as pessoas a pensarem no que fazem, ou serem reativas e comentarem
sobre o manifesto. No primeiro caso teremos pessoas que pensarão sobre
o trabalho sujo que estão concordando em esconder, omitir, ou apoiar
(pois, se os desenvolvedores do dado funcional não livre fazem tal
trabalho, e o pessoal do FLISOL instala/recomenda/ensina estes, então o
pessoal do FLISOL apoia tal trabalho sujo).

No segundo caso, teremos um enxame de comentários, dentre os quais
testaremos cada um para saber o quão em prol das liberdades essenciais
da sociedade digital estes comentaristas são. O propósito aqui é
realmente chacoalhar nossos rivais pela consciência pública[1][2], de
modo que consigamos fazer com que seus argumentos sejam expostos e
consigamos mostrar a eles como o modelo de desenvolvimento de [código]
fonte aberto põe as liberdades essenciais em risco. Do contrário, estas
pessoas não iriam expor seus argumentos OSIstas, e só ficaríamos
sabendo de seu verdadeiro posicionamento tarde demais (se é que isto
já não está acontecendo aqui no Brasil).

Claro que, o ideal seria esclarecer as diferenças entre nós e nossos
rivais pela consciência pública diretamente com o público, mas percebo
aqui que temos gente tão desalinhada com nosso ativismo, que é melhor
limpar a casa primeiro (não estou falando de você, mas sim de outros
que estão lendo esta mensagem. Se você quiser se encaixar aqui, a
carapuça está na sua frente, basta ver se serve).

Para se ter uma ideia, é por isso que Richard Stallman, na
maioria das vezes, corrige os condutores das palestra dele que
afirmam que ele "é conhecido por todos e dispensa apresentações", visto
que a influência do modelo de desenvolvimento de [código] fonte aberto
é tão forte que, deixar ele sem apresentações pode ser o mesmo que dizer
que ele é o pai dos OSIstas.

REFERÊNCIAS

[1] https://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.en.html

[2] Nota para [1]: Em "Rivals of Mindshare".