[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Segunda Fevereiro 15 13:27:27 BRST 2016

On Feb 15, 2016, Alexandre Oliva <lxoliva em fsfla.org> wrote:

> Por outro lado, a instalação de distros 100% Livres que utilizam o GNU
> Linux-libre não vão permitir facilmente o uso de firmware pré-instalado.
> Então, tampouco ajudam o usuário que não esteja disposto a abrir mão de
> componentes de seu hardware atual em favor de sua liberdade.

Percebi que faltou contextualizar a conclusão acima: caso o computador
requeira componentes privativos, a limitação acima é válida.  No caso de
computadores compatívels com Software 100% Livre, ou caso o usuário não
ligue para certos componentes que requeiram blobs, distros 100% Livres
são seguramente minha recomendação mais forte.

> De que, por compreender que cada usuário tem seu tempo e sua
> liberdade, viabilizamos que continue usando aquilo de que se tornou
> dependente e de que não pode se livrar imediatamente, sem porém
> facilitar ou efetuar uma nova instalação de tais programas, apenas
> utilizando os que já estavam lá.

Um ponto que eu queria colocar sobre isso mas esqueci durante a redação,
embora talvez seja o mais importante, é que, ao utilizar o blob já
presente no computador (e explicar o que está fazendo), ao invés de
baixá-lo do repositório da distro, fica mais claro para o usuário que o
blob não é Software Livre, pois não fica a impressão de que ele é parte
da distro que ele presume que seja de Software Livre.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer