[PSL-Brasil] Recomendação de técnico GNU/Linux no Distrito Federal

Adonay Felipe Nogueira adfeno em hyperbola.info
Terça Fevereiro 20 13:40:43 BRT 2018

> dia ele estiver indisponível, podemos não achar outro técnico que saiba.
> Por isso envio este e-mail pedindo recomendação de técnico no Distrito
> Federal (a clínica é em Taguatinga) que dê manutenção em GNU/Linux.

Além do pessoal do FLISoL, tem o pessoal dos grupos de LibrePlanet
(tanto o do Brasil, quanto o dos respectivos estados).

Tem uma lista deles em [1].

Ainda não há um grupo LibrePlanet específico para DF ainda, mas
considerando que os membros de outros grupos podem estar morando em
outro estado, ou conhecerem outro contato, então penso que não custa
perguntar.

De qualquer forma, desde que se instale as distribuições em [2] ou [3]
somente com /software/ livre, e evite o /hardware/ em [4] e [5], então
não vejo problemas. Tem também os computador do estilo "plug" que são
compactos mas mais eficientes no consumo de energia, o pessoal do
/software/ livre mantém uma lista com estudos e relatórios sobre o
quanto cada um deles funciona apenas com /software/ por padrão em [6].

> - I am Brazilian.  I hope my English is correct and I welcome feedback
> - Please adopt free formats like PDF, ODF, Org, LaTeX, Opus, WebM and 7z
> - Free (as in free speech) software for Android: https://f-droid.org/

Opá, mais um que prefere documentos em modo Org! ;)

Estou escrevendo um guia sobre as vantagens dele em [8]. Aceito
contribuições de qualquer forma, inclusive por e-mail.

Respeitosamente, Adonay.

[1] <https://libreplanet.org/wiki/LibrePlanet:Teams#Brazil>.

[2] <https://www.gnu.org/distros/free-distros.html>.

[3] <https://www.gnu.org/distros/free-non-gnu-distros.html>.

[4] <https://www.fsf.org/resources/hw/single-board-computers>.

[5] <http://h-node.org>. Evite os que possuem classificação menor que
C, De qualquer modo, esse catálogo não está completo, a ausência de um
/hardware/ apenas significa que ele não foi testado nem registrado
ali. Finalmente, pense duas vezes caso queira adquirir /hardware/ novo
com base nessa lista, pois isso favoreceria os fabricantes deles, e não
o movimento do /software/ livre. Recomenda-se usar o H-Node como
catálogo de aquisição em último caso, primeiro use [7].

[6] <https://libreplanet.org/wiki/Group:Hardware/Plug_Computers>.

[7]
<https://www.fsf.org/resources/hw/endorsement/respects-your-freedom>. Link
curto: <https://www.fsf.org/ryf>.

[8] <https://notabug.org/adfeno/Org_LaTeX_intro>.

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com