[PSL-DF] CITAS

Diego Viegas diegofcviegas em gmail.com
Terça Fevereiro 17 22:50:33 BRST 2015

Oi Marcelo,

Te respondendo, vou limitar a citação aos itens principais para ficar mais
enxuto:

> 1) A ASL.org não é proprietária e nem coordenadora do
> coletivo/comunidades de Software Livre PSL-Brasil ou dos PSL-Estaduais
> (PSL-DF, PSL-GO, etc):

Inclusive o nome PSL não pertence à ASL, não há tal registro no INPI.
Também acho que o movimento deveria ser autônomo e autogerido, como aliás
foi, até essa intervenção. Mas acho que eles não pensam assim, senão não
estaríamos nesta discussão.

> 2) A *direção/coordenação* da ASL.org feriu vários princípios de
> respeito e transparência na relação com o PSL-DF:

Concordo também, porém:
- Desde dezembro o que evidenciamos é a grande dificuldade de comunicação
da ASL conosco.
- Eles só se manifestaram depois da Assembleia quando liguei na sede deles
pedindo, depois de emails não respondidos.
- As respostas foram evasivas e postergaram a questão.
- Veja no histórico da lista que o Sady não respondeu minha sugestão de
encaminhamento.
- Se podemos nos encontrar nos próximos dias, não deveríamos estar nos
comunicando para combinar isto?

Eles parecem ter o tempo deles - observe os 07 meses de maio até dezembro -
mas enquanto isso estamos aqui nos comunicando sob esta sigla, com o peso
que, agora, ela carrega. É contra isso que me manifesto.

> - Não abrir mão da sigla/marca PSL-DF. Esvaziá-la significa concordar
> com a distorção dos fundamentos que originaram essa comunidade.

Acho que a sigla é uma sigla, se todos sairmos da lista e passarmos a usar
outra, fazemos isso com outra nome e o barco segue. Quem perde é a
ASL/SINDPD-DF que fica administrando uma sigla vazia. A comunidade não é a
sigla. Quem conhece o acúmulo que tivemos sabe quem o fez.

Mas, talvez devamos ao invés de mudar de denominação subir uma página na
internet e divulgá-la, deixando claro que repudiamos os documentos
previamente publicados pela ASL/SINDPD-DF envolvendo o PSL-DF. É uma outra
proposta de encaminhamento.

> - Tentar estabelecer diálogo com a coordenação/diretoria da ASL,
> propondo que o acordo seja desfeito. Não compreendo a pressa em não
> aguardar a reunião a partir de 23/02/15. O PSL-DF continua sendo
> comunidade, seu histórico de ativismo de Software Livre é um
> patrimônio que não pode ser reescrito.

Acho que já tentamos estabelecer esse diálogo. Para mim, o retorno foi
pífio, como a promessa da reunião presencial para começar a conversar.
Reunião presencial para nós que vivemos na internet?

> - Caso o diálogo não seja bem sucedido, promover uma ampla convocação
> de Assembleia, com associados conhecidos e demais interessados. Eu
> submeti meu pedido de associação. Se aceitarem, serei uma voz interna,
> senão, irei articular com outros associados que poderão dar voz aos
> nossos apelos.

Para mim o diálogo já foi mal sucedido. Começou mal em maio/2014, piorou em
dez/2014  e concretizou-se péssimos nesse jan/fev/2015. Eles é que pisaram
feio na bola, eles é que tinham que buscar a comunicação, não ficarmos
nessa espera interminável de resposta.

> - Se associar a ASL.org, atuar nas Assembleias e promover mudanças
> para melhoria da relação ASL/PSLs. O PSL-DF, e o PSL-GO/FGSL, assim
> como outros interessados, juntos podem promover essa mudança, em que
> todos PSLs se beneficiarão.

O que eles fizeram e continuam fazendo com o PSL-DF demonstra, para mim,
que não há motivo para me associar.

Você sabe quais os PSLs que ainda tem alguma atividade? Pesquisei
brevemente e só achei o PSL-PI, com alguma atividade mais recente.

Aliás, descobri que uma representação regional da Associação Software
Livre.Org (ASL.Org) na Amazônia
<http://softwarelivre.org/asl/noticias/representacao-regional-da-asl.org-na-amazonia-e-criada-no-consegi-2012>
foi lançada em 2012, porém não localizei uma página para ela ou mais
informações. Seria um bom ponto de diálogo com a ASL.org eles nos contarem
como funciona essa representação por lá, nos colocar em contato com os
representantes, etc.

Mas Marcelo, no fim das contas, acho que há poucas pessoas interessadas
nestes assuntos, inclusive as da ASL.org. Acho que para a maioria tanto faz
continuar PSL-DF ou não, sendo movimento sindical ou não.

Abraço,

Diego Viégas
diegofcviegas em gmail.com

PS: Achei pouco elegante responder minha mensagem com cópia para listas das
quais eu não participo, onde minha réplica não chegará.