[PSL-DF] 2015 chegou, como ficamos?

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Sexta Fevereiro 27 11:09:46 BRT 2015

Olá Diego,

Seguem encaminhamentos...

Em 27 de fevereiro de 2015 10:07, Diego Viegas
<diegofcviegas em gmail.com> escreveu:
> Registro ainda a dúvida de como pode ser chamada de reunião do PSL-DF se o
> título do encontro é "Reunião sobre ASL - Nacional".

Diego: Quem criou o Doodle para confirmar participações foi o
Eustáquio, revisado por mim, por meio do grupo do Telegram "CITAS", da
qual você faz parte. Podemos alterar o título para "Reunião sobre ASL
e comunidades de SL". Podemos fechar com este título?

Podemos também definir itens de pauta, segue uma sugestão:
1 - Cancelamento/Suspensão do termo de cooperação ASL/SINDPD-DF;
2 - Proposta de fusão/federação/reinício da ASLGO e outras com a
ASL.org ou uma nova ASLBr
3 - Estatuto e Regimento Interno dos PSLs
4 - Revisão/Criação do Estatuto/Regimento Interno da
ASL.org/ASL-Nacional: reconhecimento dos PSLs; diretoria de
comunidades; facilidades de associação por meio de horas voluntárias;
associação de empresas e comunidades; ampliação da captação financeira
por meio do quadro de associados; etc.

> Este tema foi trazido
> para a discussão pelo Marcelo Akira, do PSL-GO/FGSL, mas não se sobrepõem à
> questão do PSL-DF, que é nosso debate principal.

Concordo que não há sobreposição, porém não concordo que tenham temas
principais. O problema do conflito ASL.org e PSL-DF podem ser
resolvidos no primeiro item de pauta proposto acima. Os demais itens
são ações tem o sentido de tornar a relação entre ASL e PSLs mais
clara e transparente e que se evitem futuros conflitos. Talvez, mais
do que isso, que a 'crise' seja uma oportunidade para estabelecermos
as bases para a sonhada escalada das comunidades de Software Livre com
apoio de uma associação forte de âmbito nacional.

Muitos e vários outros, como o Sady, descreveram seu sonho. Alguns já
tentaram canalizar seus esforços em criar associações locais, mas como
o 'overhead' administrativo é muito alto em relação aos benefícios,
então é mais racional juntarmos esforços e compartilhar os custos
administrativos. O desafio para escalar e compartilhar os esforços é
alcançar um consenso, uma visão comum, dentre as várias visões
divergentes. O nome deste projeto, de associação de âmbito nacional
foi provisoriamente chamado de "ASL - Nacional".

Att.